terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Novo ano, novo foco

NOVO ANO – NOVO FOCO

DIRECIONANDO SEU FOCO PARA A REALIZAÇÃO

Esta mensagem é do Pr. Enéas da COGIC Emanuel (Campinas e Itapira) achei muito boa para entrada de 2010.

Provérbios 23.7 – "Porque como imaginou na sua mente, assim é..."

Como podemos direcionar nosso foco no novo-ano?
Para direcionarmos nosso foco, precisamos direcionar nosso tempo e como o gastamos, o perdemos ou o investimos em direção ou busca da realização dos nossos planos.Fazer planos é algo muito bom, mas na verdade, também pode se tornar o grande problema que nós enfrentamos quando precisamos agir ou seguir o que colocamos no papel. Imaginar previamente significa prever como, quando e porque, aquilo que se deseja deve ser conquistado. Assim, é de fato importante tomarmos nota do que queremos fazer, e fazer um acompanhamento, checando a nós mesmos periodicamente através das seguintes perguntas: O que eu quero realizar? O quanto já alcancei? Quanto falta? É necessário mudar alguma atitude para realizar mais e melhor? Qual é a atitude necessária? Seguem abaixo alguns passos que creio serem importantes para a sua realição em 2010 e em sua vida, pensando a longo prazo.

PRIMEIRO – Entendendo nosso propósito e objetivo!

Para realizar esta checagem, é fundamental: Saber o que precisamos fazer. Seu propósito é exatamente aquilo que você acredita que Deus lhe chamou para fazer. Seu objetivo(s) pode(m) ser a fase, ou fases especificas do seu propósito num aspecto geral, ou a forma (como) você realizará tal propósito. Podemos tomar como exemplo o Apóstolo Paulo. Seu chamado era de pregar a Cristo entre os gentios. O que era necessário fazer? Estar entre os gentios – Gálatas 1.15 Como fazer? Viajando para as terras gentílicas. O Chamado de Gideão foi para salvar seu povo dos midianitas. O que? Libertar o povo dos ataques. Como? Através da preparação de um exército (com os melhores soldados). O chamado de Maria foi conceber o salvador do mundo. Qual o próposito? Salvar o mundo. Como? Através da concepção sobrenatural através do Espírito Santo.

SEGUNDO – Consagre-se!

Para poder realizar seu propósito, será necessária separação para tal esforço. Jesus Cristo precisou se consagrar para o propósito de Deus! Paulo precisou se consagrar para o propósito de Deus. Maria precisou ser separada para o propósito de Deus. Gideão precisou de separação para o propósito de Deus. Às vezes temos problemas em entender o processo da separação ou consagração, por que achamos que todos devemos nos separar da mesma maneira. E nem sempre é assim. A nossa entrega a Deus deve ser total, todavia, Deus pode requerer de nós meios diferentes de separação. Então é fundamental que descubramos como Deus quer a nossa separação de forma específica. Para o povo de Israel liderado por Josué, Deus exigiu santificação para que pudesse agir na manhã seguinte a favor deles. Josué 3. Para Sansão, não cortar o cabelo era essencial para manter o segredo de Deus. Para Eliseu, a realização estava ancorada em ver Elias sendo tomado para receber sua consagração. Além do processo de santificação, comum para todo crente, como você acha que Deus quer que você, especificamente se consagre para a realização do sobrenatural em sua vida? Não podemos estar longe do processo de preparação para a realização do nosso propósito. Quando um corredor se separa de tudo e todos durante um ano inteiro para correr na São Silvestre, ele está se consagrando para a realização do seu propósito.

TERCEIRO – Engolir nossos medos! - Josué 1.9 (corajoso)

Se existe uma constante dentro do ser humano é o medo do novo. Se não houver medo, há pelo menos um sentimento de curiosidade ou ansiedade em relação ao que poderá acontecer se abrirmos mão disso em detrimento de outras coisas. Vai ser de fundamental importância para você que quer realizar o propósito de Deus dar passos de fé que hão de requerer coragem. Assim como Deus disse para Josué ser forte e corajoso para poder tomar posse das promessas de Deus, o mesmo ele diz pra você. Não haverá possibilidade de conquista sem o enfrentamento a gigantes.

QUARTO – Estabelecer alvos absurdos! – Josué 2.9

Qualquer que seja o nosso alvo ou objetivo precisamos ter em mente que por trás deste, existe um grande desejo de Deus em ser glorificado. E para que Deus seja glorificado é muito importante que as conquistas sejam alcançadas não pelo nosso braço, mas pelas realizações miraculosas do Senhor Jeová. Assim como Deus disse que seria com Josué como foi com Moisés, ele lhe diz o mesmo. Josué teve que confiar no que o Senhor lhe disse. E através da sua fé, as águas do rio Jordão pararam para o povo passar; as muralhas de Jericó caíram; o sol parou; etc.

QUINTO - Trabalhar no absurdo – Pisar nas águas!

Desejar o alvo absurdo é um passo. Outro passo totalmente absurdo é dar o passo necessário para a conquista. E este passo será mais difícil de ser dado, pois nossa mente sabe desejar, mas ela não está preparada para situações contrárias à natureza, ou a lógica. Assim, nossa mente poderá prever o que queremos de Deus, mas quando Ele nos ordenar a dar um passo absurdo será fundamental darmos um passo ‘com o nosso espírito’ em primeiro lugar.

SEXTA – Experimente a provisão!

Este é o passo que só pode ser conquistado uma vez que conquistamos nossa própria mentalidade de autodestruição, limitação, etc. Uso o termo conquistar, pois existe uma batalha constante entre o que vemos, o que queremos e o que ouvimos. Querer nem sempre é o mesmo que poder. Nossa visão inúmeras vezes influencia nossa decisão; mas precisamos discernir de quem ouvimos acerca do que Deve ser conquistado. Se Deus é aquele que nos disse que já nos deu a vitória, independente do que vemos ao nosso redor, já está conquistado. Assim, experimentar a provisão significa celebrá-la muito antes de ter acontecido. Mesmo que não esteja em sua mão, mas Deus disse que é sua, você pode celebrar... com uma única reserva... se você crer! Se você não crer, mas aceitar o que é visível, aparente e momentâneo, não se permita celebrar... Mas se seu coração estiver cheio de fé (que é certeza, convicção), então não há porque não celebrar... comece agora! “Dando os poucos passos que podemos ver, descobrimos os próximos passos que não vemos”. Aproxime-se de pessoas que abracem sua causa, e não seu sucesso!

Pastor Eneas Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário