sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COGIC USA HISTÓRIA

A Igreja de Deus em Cristo é uma Igreja na qual a Palavra de Deus é orada, são administradas ordenações e a doutrina de Santificação é enfatizada, como sendo essencial à salvação do homem. A Igreja de Deus em Cristo é geralmente conhecida como sendo Pentecostal por causa da importância dos eventos que aconteceram no Dia de Pentecostes, o 50º dia depois da Páscoa. O Dia de Pentecostes foi e continua sendo uma experiência muito importante e necessária para todos os crentes em Cristo Jesus. No Dia de Pentecostes, o primeiro dia da semana, o Dia de Deus, manifestações sobrenaturais desceram poderosamente em demonstrações de maravilhas e poder. A presença do Espírito Santo no cumprimento dessa promessa de Jesus, serviu para revestir os que esperavam em Jerusalém, pelo poder do alto, e foi acompanhado de três manifestações extraordinárias sobrenaturais: 1- O descida súbita do Espírito Santo, que primeiro chegou aos ouvidos dos discípulos. Eles tiveram notícias um "som" do céu, um grande estrondo que invadiu a casa onde estavam. Parecia um vento forte, mas não havia vento nem tempestade do lado de fora. 2-Logo, a visão estava presa pelo aparecimento de línguas de fogo que desceram em cada cabeça. 3- Finalmente, havia um poder estranho e novo que os permitia falar em idiomas que eles nunca tinham aprendido "conforme o Espírito lhes concedia que falassem". É importante considerar também que a nossa Igreja, ainda que faça parte de um grande corpo protestante, não evoluiu diretamente da Reforma européia ou inglesa. Charles Harrison Mason, tornou-se o fundador e organizador da Igreja de Deus em Cristo. Nasceu aos 8 dias de setembro de 1866, numa Fazenda no interior de Memphis, Tennessee. Seus pais, Jerry e Eliza Mason, eram membros da "Igreja Batista Missionária", e se converteram durante as crises escuras de escravidão americana. O joven Charles Harrison Mason Mason, mais velho converteu-se em novembro de 1878, e foi batizado pelo seu irmão, o Pr. Nelson, um Pastor Batista de uma Igreja perto de Plumerville, Arkansas. Em 1893, começou o seu ministério cristão como Coordenador de Licenças Ministeriais do "Monte Vento Forte", uma Missão da Igreja Batista, em Preston, Arkansas. Mason buscou orientação pela Palavra de Deus e pregou seu primeiro sermão sobre "Santidade" baseado em II Timóteo 2:1-3: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, através de muitas testemunhas ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições como bom soldado de Cristo Jesus". No dia 1 de novembro de 1893, Mason matriculou-se na Faculdade Batista de Arkansas, mas retirou-se depois de três meses por causa do seu descontentamento em relação aos métodos de ensinar e a apresentar a mensagem de Bíblia.Ele voltou então às ruas e pregava em todo púlpito que lhe fosse dada a oportunidade.
Em 1895, o Bispo Mason conheceu o Pastor Jones, de Jackson, Mississippi, J. E. Jeter, de Little Rock, Arkansas, e W. S. Pleasant de Hazelhurst, Mississippi que subseqüentemente tornaram-se seus companheiros mais íntimos de Ministério.Juntos, estes pastores militantes do evangelho conduziram um avivamento em 1896, em Jackson, Mississippi que teve grande repercussão, inclusive além da cidade.As manifestações deste avivamento, como por exemplo, o grande número de pessoas que se entregavam ao Senhor Jesus Cristo e que eram curadas, além dos ensinos de Mason a respeito da doutrina de santificação, fez com que as portas das igrejas da Associação Batista se fechassem para ele e para todos que acreditassem e apoiassem seus ensinos.Assim em 1897, quando estes precursores e persistentes pastores voltaram a Jackson, Mississippi, o Bispo Mason entregou uma mensagem na entrada sul do Palácio da Justiça. Ali, um certo Sr. John Lee que desejava conhecer mais de perto o Ministério do Bispo Mason, cedeu a sala de estar de sua casa para suas pregações. Por causa do grande número de pessoas que assistiram, um outro senhor, o Sr. Watson, dono de um armazém abandonado em Lexington, Mississippi, cedeu este para as reuniões de avivamento.Este lugar de reuniões subseqüentemente tornou-se a Igreja de Deus em Cristo. Essas reuniões de libertação e de milagres eram tão abençoadas que incitou a ira do Diabo, fazendo com que alguém disparasse cinco tiros de pistola e dois de espingarda no meio das pessoas em pleno culto.Algumas pessoas ficaram feridas, mas milagrosamente, nenhum dos tiros foi fatal.Mais tarde, uma reunião foi convocada com o Pr. Jones e sessenta membros. Um terreno foi comprado logo na Rua Gazoo, da Sra. John Ashcraft. Foi construído um pequeno templo de 60 x 40 m. Estes membros formaram um corpo pentecostal conhecido como a "Igreja de Deus".Depois, em 1897, enquanto buscavam um nome espiritual que distinguiria a Igreja das outras de título semelhante, o nome "Igreja de Deus em Cristo" foi revelado ao Bispo enquanto passava por uma certa rua em Little Rock, Arkansas. A escritura que apoiava sua revelação era a seguinte: "Pois vós, irmãos, vos tornastes imitadores das Igrejas de Deus que na Judéia estão em Cristo Jesus: Padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que eles padeceram dos judeus". (I Tessalonicenses 2:14)Todos os irmãos unanimemente concordaram com o nome de "Igreja de Deus em Cristo".Depois, a Igreja foi reorganizada e o Pr. Jones foi escolhido como Inspetor Geral. O Bispo C. H. Mason foi designado como Inspetor do Tennessee, e J. A. Jeter era o Inspetor de Arkansas. O momento decisivo na vida do Bispo Mason ocorreu em março de 1907, quando viajou para Los Angeles, Califórnia, para assistir a uma grande Reunião de Avivamento pentecostal com J. A. Jeter e W. J. Seymour. Eles estavam orando sobre a Palavra de Lucas 24:49, que diz: "Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder". O Bispo Mason convenceu-se de que era essencial para ele ter o Poder do Espírito Santo.
As palavras a seguir são o testemunho do Bispo Mason, quando recebeu o Batismo com o Espírito Santo:"... No primeiro dia na reunião eu me sentei um pouco afastado de meus colegas. Eu queria estar a sós com Deus e ouvir sua voz. Eu comecei a agradecer a Deus por todas as coisas, orando em meu coração. Foi quando eu ouvi algumas pessoas falarem em outras línguas, e eu soube que era o Espírito Santo quem fazia aquilo. Apesar de não entender tudo claramente, aquilo tudo era doce a mim. Eu também agradeço a Deus por Seymour que trouxe um sermão tão maravilhoso. As palavras dele eram doces e poderosas e parece que eu as poço ouvir agora enquanto escrevo. Quando ele terminou o sermão, disse: "Todo aquele que deseja ser santificado ou batizado com o Espírito Santo, dirija-se ao salão superior, pois eu orarei por você. E todo aquele que deseja entregar-se ao Senhor Jesus, venha ao altar."Eu disse: Esse é o lugar que devo ir, pois se eu ainda não for convertido, Deus pode me converter.Na segunda noite de oração Deus deu-me uma revelação. Eu deveria elevar os meus olhos somente a Deus e Ele me batizaria. Rapidamente fui ao altar e comecei a agradecer Deus. Depois disso, eu pedi ao Senhor para me batizar. Eu disse: Senhor, Tu terás que fazer o trabalho por mim. Assim eu aprendi a descansar nas mãos dele. Então, eu comecei a buscar o batismo com o Espírito Santo de acordo com Atos 2:4": "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem."O inimigo disse que poderia haver algo errado comigo. Então uma doce voz me disse logo após: "Se houver qualquer coisa errada com você, Jesus levará embora e o purificará..."O Espírito moveu os santos... Então eu me rendi completamente ao Pai de modo que o Espírito Santo me encheu. Assim, pude experimentar uma poderosa onda de Glória em mim e tudo em meu ser estava cheio da Glória de Deus. Assim quando Ele tinha me envolvido completamente, veio uma luz que envolveu meu ser por inteiro. Quando abri minha boca para dizer Glória, uma chama tocou minha língua. Meu idioma mudou e nenhuma palavra eu falei em minha própria língua. Oh! Eu estava cheio da Glória de Deus. Minha alma estava então satisfeita. ...."Terminada a Reunião de Avivamento, Mason convocou uma conferência para todos os ministros que desejassem e acreditassem no Batismo com o Espírito Santo. Estes homens de Deus organizaram a Primeira Assembléia Geral da "Igreja de Deus em Cristo. O Inspetor C. H. Mason era então escolhido por unanimidade como o Inspetor Geral e Líder Apostólico da Igreja de Deus em Cristo. Ele tinha autoridade para estabelecer as regras da Igreja, designar auxiliares e inspetores.Debaixo da Liderança Apostólica e Espiritual do Bispo Mason, a Igreja de Deus em Cristo cresceu de dez (10)congregações em 1907, para o segundo maior grupo pentecostal da América.A Igreja de Deus em Cristo cresceu de três milhões em 1973 para um número aproximado de oito milhões entre 1997.Igrejas debaixo do Ministério de Memphis, Tennessee, são estabelecidas ao longo dos Estados Unidos, e em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário