sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

COGIC RIO HISTÓRIA

Em 1990, Jovens Numa Missão, um grupo de jovens e adultos que fazem missões de curta duração ao redor do mundo, veio a São Paulo e visitou o Rio de Janeiro onde esperávamos estabelecer uma outra igreja para a COGIC. Nós oramos num quarto de hotel para que Deus estabelecesse uma igreja no Rio. Enquanto em São Paulo, YOAM liderou a Escola Bíblica de Férias e treinamento para a liderança nos costumes da Igreja de Deus em Cristo. Eu retornava ao Brasil a cada verão para treinar e ensinar o caminho da santidade. Muitas pessoas foram cheias com o Espírito Santo com a evidência de falar em outroas línguas de acordo com Atos 2.4. Em 1992, enquanto estava no Brasil, irmão Santos e eu tínhamos planos de estabelecer a segundo igreja, no Rio de Janeiro. Viajamos de São Paulo ao Rio. Fomos a Saracuruna na casa do irmão Robson. No Domingo, o pastor foi indicado e apresentado à congregação. A nova igreja consistia de 4 pessoas incluindo o pastor. Eu paguei o primeiro mês de aluguel, comprei 44 cadeiras e dei ao pastor quarenta dólares para assistí-lo em seu pastorado. Na segunda-feira, enquanto caminhávamos para a igreja, eu disse ao irmão Robson que o Espírito me disse que ele se tornaria o pastor daquela igreja um dia. Eu pedi não compartilhasse isso com ninguém. Quando chegamos a igreja para orar, o Espírito me disse: "se você está levando esse negócio a sério, então compre o terreno." Todavia, eu já não tinha mais dinheiro. Porque eu estava sempre querendo obedecer ao Senhor, eu disse ao irmão Santos que deveríamos procurar um terreno. Andamos ao redor da cidade procurando por um terreno. Cada vez que víamos um terreno à venda, parávamos e orávamos. Se o nosso espírito não descansasse ali, procurávamos por outro. Uma propriedade particular que o irmão Santos gostou ficava próxima de onde era a igreja. Todavia, nosso espírito não descansou ali então oramos buscando ao Senhor pelo lugar certo. À noite, viemos à propriedade onde nosso espírito descansou e foi escolhida. Tomamos as informações da placa de venda e descobrimos que o proprietário residia em São Paulo para onde estava retornando no dia seguinte. Chegando em São Paulo, uma chamada telefônica foi feita e então nos encontramos com ele na quarta-feira. Ele queria U$ 1,600 pela propriedade. Eu não podia prometer nada. Eu sabia que voltaria a trabalhar em El Centro, Califórnia no Distrito Escolar e que receberia um cheque no fim de setembro, assim, eu disse ao proprietário que enviaria U$800 até 15 de outubro, o que eu fiz. Eu informei ao Departamento de Missões acerca do que fiz e requisitei que me enviassem mais U$ 800 para assegurar o negócio. Esse dinheiro deveria ser enviado ao irmão Santos. Eu não sabia que o dinheiro havia sido negado até a Santa Convocação em Novembro de 1992. Eu não sabia por certo o que aconteceu com os primeiros U$ 800 que dei ao irmão para a compra da propriedade. I previ que ele cuidaria do negócio.
Em abril de 1993 fui contatado pelos Jovens Numa Missao, acerca do retorno deles ao Brasil no verão. Eu disse a eles que precisave de tempo para contatar o irmão Santos. Ele disse que ficaria feliz em recebê-los. Eu pedi a ele que colocasse no papel o que gostaria que eles fizessem. Ele me escreveu uma carta explicando o que gastaria que fizéssemos ao chagar o Brasil. Mas morreu antes que eu recebesse a carta. Contatei Bispo Moody e o informei da situação. Naquele momento, Bispo Moody me indicou como Administrador Interino da Igreja de Deus em Cristo no Brasil.
Eu vim ao Brasil com os Jovens Numa Missão em Julho de 1993, fazendo cultos e seminários no Rio, onde eu ordenei o primeiro pastor da Igreja de Deus em Cristo no Brasil, pastor Robson Paiva, que substituiu o primeiro pastor. Ele era aquele jovem a quem eu disse que o Espírito havia me informado um ano antes, que seria o pastor. Nós também tínhamos planos de construir uma fundação na propriedade que foi adquirida em Saracuruna. Quando chegamos à propriedade, descobri que possuíamos somente ½ do lote original porque a outra metade do lote havia sido vendida e tinha uma casa construída nela. Não compramos o lote inteiro porque a missão nunca enviou os U$ 800 restantes. Jovens Numa Missão trouxeram plantas para a propriedade, que foram inúteis. Nós oramos e buscamos a Deus por alguém no Brasil para nos ajudar. Tínhamos promessas de ajuda, que não foram cumpridas. Deus nunca falha, viemos para assentar o alicerce, construir uma igreja e não queríamos voltar sem ter feito isso. Após todos os esforços exaustivos, eu disse, "Deus, guie-me no que fazer." Encontrei-me com um homem onde pastor Robson trabalhava. Nos assentamos e desenhamos novas plantas para uma igreja menor. Agora, falando português pude instruir o homem em como desenhar a planta. Nós compramos material com o dinheiro que os jovens supriram e começamos a fazer o alicerce que foi completado depois que fomos embora. Então fomos a São Paulo para continuar as atividades dos Jovens Numa Missão. Ali, ordenei o pastor da primeira igreja, Pastor Aldo e um assistente, Pastor Gerson. Os Jovens Numa Missão retornaram aos Estados Unidos e eu permaneci uns poucos dias no Brasil. Voltei ao Brasil em 1994 para continuar a construção da segunda igreja em Saracuruna, o que foi uma tarefa muito difícil. Eu tinha poucos dólares, que tinha levantado. Quando eu cheguei, a cotação do dólar havia diminuído e o montante de dinheiro que eu trouxe, tinha menos valor. Coloquei minha confiança em Deus e segui em frente. Comprei material para começarmos o processo de construção. Me levou uma semana para ter o material suficiente para começar porque tive que fazer as coisas a pé ou de ônibus, e o dinheiro não era suficiente para alugarmos um carro. Todos os dias o pastor Robson e eu íamos de loja em loja para comprar materiais e ferramentas. No início da semana seguinte, Pastor H. Green, de Detroit, Michigan e o Ministro Sam Wrigth que tinha uma empresa de construção em Detroit vieram e me assistiram fisicamente na construção da igreja. Trabalhamos por catorze dias com a ajuda de 20 pedreiros brasileiros para levantar as paredes ao nível da janela, antes de irmos embora. A igreja estava completa para ser dedicada quando voltei em 1995. Com muita oração e sofrimento, Deus proveu as finanças. Fomos capazes de comprar a outra metade do lote, o que incluiu a casa de U$ 10,000. A igreja continuou a crescer e hoje nos tornamos a 1º Região Jurisdicional Eclesiástica da Igreja de Deus em Cristo, estabelecemos três distritos ( 2º Distrito, 7º Distrito e 8º Distrito ) com aproximadamente 20 Igrejas.
Bispo Samuel Moore

Nenhum comentário:

Postar um comentário