quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Eu Sou a Porta das Ovelhas

Estar com Jesus traz uma sensação maravilhosa de segurança e paz. Você já sentiu a paz de Jesus? Já sentiu a presença de Jesus em sua vida?
O texto bíblico para nossa consideração de hoje está em João 10:7. Jesus disse: “Eu Sou a porta das ovelhas.”
Jesus sempre trabalhou em favor de Seus filhos. Ele tinha acabado de curar um cego de nascença. E o cego ficou maravilhado ao conhecer o grande Médico e também, seu Salvador.
Os fariseus ficaram intrigados com a cura deste cego. Eles queriam destruir a Jesus. Duvidaram que havia acontecido o milagre. Foram constatar com os pais do rapaz se realmente ele havia nascido cego.
O propósito dos fariseus era desmascarar a Jesus. Eles não tinham os olhos abertos para reconhecer Jesus como Salvador. Porém quando o cego contemplou Jesus pela primeira vez reconheceu nEle o seu Salvador.
Jesus disse: “Eu Sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” João 10:11.
Jesus começou falar de uma coisa que para eles era bem familiar. Falar sobre ovelhas. E sobre onde as ovelhas eram abrigadas.
Ele tinha uma didática incrivelmente maravilhosa.
Com o uso de cenas bem comuns do dia a dia, Jesus apresentou a relação que Ele tem com as pessoas que crêem nEle. E todas as vezes que os discípulos olhassem para um pastor com suas ovelhas, sempre se lembrariam das palavras de Jesus.
Veriam a Jesus em todo pastor que fosse fiel. E se veriam como as ovelhas que são conduzidas por um pastor amorável.
Foi Jesus quem disse: “Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro, abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhes reconhecem a voz.” João 10:1-4.
Jesus é a porta do redil, do aprisco de Deus. Por esta porta acham entrada todos os que são chamados filhos de Deus. Foi através do sacrifício de Jesus na cruz, que foi possível à humanidade atravessar pela porta, que leva à Salvação.
Os fariseus não entraram pela porta. Subiram ao aprisco por um outro meio. Não foram por meio de Cristo que é a Porta.
Eles não estavam realizando a obra do verdadeiro pastor. Eles não acreditavam que Jesus era o Messias, o Libertador. Rejeitaram a Jesus.
A ovelha é o mais tímido de todos os animais. Ela é dependente do pastor. No Oriente Médio, o pastor tem que ter cuidado redobrado com as ovelhas. Naquela época não existia segurança.
Facilmente elas podiam ser roubadas, ou mortas por aves de rapina. O papel do pastor era proteger as ovelhas de todo mal.
Jesus é o nosso Pastor. Ele sempre tem cuidado de nós. A ave de rapina, Satanás, sempre está à espreita para tentar e destruir o ser humano. Porém Jesus o Bom Pastor está nos protegendo se assim o quisermos.
O bom pastor conhece todas as suas ovelhas. Não importa a quantidade. Cada ovelha tem seu nome, cada ovelha age de maneira diferente, e o pastor sabe disso. No entanto o pastor conhece a cada uma pelo nome.
Como o pastor aqui da terra, Jesus conhece a cada filho seu. Para Jesus o ser humano não é apenas um número, é uma pessoa. Jesus nos conhece individualmente, e comove-Se ante nossas fraquezas. Conhece-nos a todos pelo nome.
Sabe até a casa em que moramos, o nome de cada um dos moradores. Jesus conhece os defeitos e as virtudes de cada um, e nos ama a despeito de tudo.
Jesus vai adiante de suas ovelhas, limpando o caminho e aparando as arestas da vida.
O pastor conhece suas ovelhas. Entretanto as ovelhas também conhecem o pastor. Eles conhecem a voz do pastor e lhe obedecem.
Um pastor ama muito as suas ovelhas. Por mais que um pastor ame suas ovelhas Jesus ama muito mais os seus filhos e suas filhas. Jesus não é somente o nosso pastor é também nosso “eterno Pai”.
Jesus disse: “Conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem a Mim”. João 10:14. Jesus se preocupa com todas as pessoas que são induzidas por falsos pastores.
Jesus quer que todos os Seus filhos sejam salvos e entrem pela porta e também fiquem protegidos no abrigo de Deus. Quando conhecemos a Deus, e entregamos nosso coração a Ele, temos alegria em fazer a vontade de Deus. E como conhecer a vontade de Deus para nossa vida?
Não existem pessoas iguais. Cada pessoa deve descobrir qual é a vontade de Deus para sua vida. E só se conhece a vontade de Deus tendo um íntimo relacionamento com Ele.
Se você não conhece a Jesus como seu Salvador pessoal e a Deus como nosso Pai celeste, você terá que se familiarizar com Eles. E só se familiariza, entrando em contato.
E quando você tiver uma experiência pessoal com Jesus, você poderá compreender a vontade do Divino Pastor para a Sua vida.
Aprenda a conhecer o Bom Pastor. Entre em contato com Ele, e como a ovelha se sente segura perto de seu pastor, você também sentirá paz, segurança e esperança quando você se deixar guiar por Jesus.

Pr. Pedro Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário